RECALBOX - Sistema operacional para retro games.
RecalBox é um sistema operacional criado para Raspberry Pi, sistema operacional de jogos retro. Um console de emulação genérico.
Ele utiliza muitos componentes incríveis existentes como o EmulationStation2 na interface gráfica, piFBA e Retroarch na emulação, RaspberryPI NOOBS na instalação e recuperação do sistema.
A idéia principal desse sistema é ser FÁCIL. Entregar um sistema simples, amigável se arquivos de configuração, sem terminal SSH. Só instalar e jogar.
A questão do sistema tentar ser bem FÁCIL para o usuário acaba limitando um pouco nas configurações possíveis, já que o próprio sistema acaba fazendo algumas escolhar para o usuário.
Ele tem um suporte bem grande de emuladores como: Atari 2600 e 7800, Nintendinho, Game boys (comum, color e advance), Super Nintendo e Famicom, Master System, Gamegear, Game and Watch, Linx, NeoGeo e Pocket, MegaDrive, FBA (Subset), iMame4ll (subset), PCEngine, MSX 1 e 2, Playstation, Sega Cd, Sega 32X, Sega SG1000, ScummVM, Vectrex, VirtualBoy e Wonderswan.
Para informações mais completas sobre o sistema, entre no site oficial RecalBox.com
2 - Instalação
A instalação pode ser feita em um cartao SD, HD Externo, Pendrive e em um PC (este precisa de alguns detalhes para conseguir)
IMPORTANTE: O espaço utilizado tem que ser de no mínimo 8GB e no caso de cartões de memória, o recomedado são cartões de classe10 ou a linha Ultra da Sandisk.
2.1 - Instalando no cartão SD ou Pendrive
- Formate o SD/Pendrive no padrão FAT32; (Utilize um software para formatar, link item 6 - Donwload ou clique aqui)
- Baixe a última versão do RecalBox no site oficial, no dia desta postagem era a versão 4.1; (Link no item 6 - Downloads ou clique aqui)
- Extraia os arquivos na raiz do SD/Pendrive;
- Agora leve o SD/Pendrive para o Raspberry e ligue-o no HDMI;
- A instalação vai começar automaticamente e em +/- 5 minutos está pronto, e logo ouvirá a linda canção do Zelda com a tela de inicio do EmulationStation.
Algumas observações são muito importantes: Caso esteja usando o Raspberry Pi 1 modelo B ou B+ é imprecindível que faça o overclock para conseguir uma performance aceitável. Para isso vá no menu sistemas e mude as opções de overclock.
Recomendo que mude para a maior possível algo como EXTREM, só que a garantia já era fazendo isso, então se der ruim a CULPA é SUA e totalmente SUA, não vem dizer que eu disse pra fazer heim.
2.2 - Instalando em um HD externo
- Caso queira instalar em um HD externo completo, basta seguir os mesmos passos 2.1.
- Caso queira instalar em uma partição deste HD então, deve utilizar um software de particionamento. (Link no item 6 - Donwload ou clique aqui)
- Agora siga os passos da instalação 2.1 na partição que decidiu utilizar;
- Reinicie seu computador selecionando a opção de escolha de BOOT para iniciar com o HD externo;
- Pronto, só aguardar novamente e se divertir.
3 - Configuração
Veja as configurações possíveis neste link oficial.
4 - Observações
Veja aqui a lista de periféricos compatíveis.
Nas configurações do sistema é possível mudar a linguagem para Português.
5 - Conclusão:
Antes de dar a minha conclusão propriamente dita, deixo aqui o que acredito (para mim), seja os PROS e CONTRAS deste Sistema.
PRO
A instalação é extremamente fácil;
A utilização do EmulationStation permite uma personalização de themas muito boa;
Atualização do sistema onLine, basta configurar a rede no sistema;
Compatibilidade com os principais joysticks sem muitos problemas;
Manual muito completo;
CONTRA
A inclusão de novas ROMs não é tão simples para quem tem conhecimento muito básico de informática;
As atualizações do sistema em alguns momentos fazem alguns emuladores pararem sendo necessário corrigir algumas configurações do sistema;
Finalmente, minha conclusão.
Sistema Operacional muito bom, baseado em linux com qualidade de emulação como poucos. Ao utilizar alguns "amigos" como o já consagrado EmulationStation e retoarch ele consegue um desempenho que poucos tem, utilizando pouco espaço em disco, deixando assim mais espaço para as ROMs que é o mais importante.
A personalização dos temas é outro ponto que me agrada muito já que podemos deixá-lo com a nossa "cara".
Particularmente não gostei da emulação do N64, achei que pecou um pouco na qualidade de imagem e em meus testes deu alguns lags, tentei melhorar a performance com o overclock mas não resolveu.
Resumindo, recomendo fortemente este sistema para utilização com o Raspberry ou Oranges da vida.
6 - Downloads
MANUAL COMPLETO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO PDF - (MEGA)
MANUAL COMPLETO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO PDF - (MEGA 2)
RECALBOX - (Última versão)
FORMATAÇÃO - (SD Formatter)
PARTICIONAMENTO - (Easy Partition)
CONFIGURAÇÃO OFICIAL - (GitHub)
PACOTE RECALBOX com 7800 jogos - (Torrent) - Este link é do grupo fliperama de bar. Recomendo a todos que entrem no grupo do facebook o melhor dos melhores para quem gosta de Arcades. Link para o grupo.
Obrigado aos que acompanharam este pequeno tutorial e conteúdo sobre o RECALBOX e aqueles que tiverem alguma dúvida, posta ai nos comentários que vamos ajudando de acordo com nossa disponibilidade. Além disso outros também podem ajudar é claro.
Sei que este tutorial ficou bem simples, mas acredito que consigam fazer funcionar, caso queiram posso preparar um vídeo onde fica mais claro ainda a instalação do sistema.
VALEU GALERA!!
Imagem pré-preparada de 16Gb já configurada. 7750 jogos + kodi
ResponderExcluirhttps://youtu.be/fjspQIzAYcE
Muito bom. :D
Excluir